Torre da Antiga Prefeitura de Cracóvia

Torre da Antiga Prefeitura de Cracóvia

Imponente com seus 75 metros de altura sobre a parte oeste da Praça do Mercado de Cracóvia, a Torre da Antiga Prefeitura (Wieza Ratuszowa) é a única parte que se conserva da antiga prefeitura da cidade.

A torre foi construída no século XIV com um estilo gótico usando tijolos e pedras para fazer parte da prefeitura, mas, depois da demolição da mesma, só a torre foi mantida. 

Visita à torre

Depois de atravessar a porta vigilada por dois leões de pedra, você entra na torre e começa a subir os 110 degraus de pedra que levam à parte de cima.

Continuando a árdua subida através das íngremes escadas se tem acesso aos andares superiores onde se pode ver a maquinária do antigo relógio da torre, além de algumas fotografias históricas que ilustram o passado da cidade.

É possível se aproximar das pequenas janelas da torre, mas a vista não é muito boa devido ao restrito tamanho das mesmas.

No sótão da torre estavam as masmorras da cidade e ali aconteciam torturas que levavam os interrogados a declarar crimes que não haviam cometido. Atualmente abriga um teatro.

Parte da história de Cracóvia

A Torre da Antiga Prefeitura é uma parte importante da história da cidade e constitui um dos lugares mais importantes de Cracóvia.

Para os que queiram subir para curtir a vista, ressaltamos que elas não são tão boas quanto poderíamos pensar. O difícil acesso através de degraus altos faz com que não seja uma visita apta para todos os públicos.

Horário

De abril a outubro, todos os dias, das 10:30 às 18:00 horas.
Novembro e dezembro: todos os dias, das 12:00 às 18:00 horas.
Fechada na primeira terça-feira de cada mês e nos outros meses do ano.

Preço

Adultos: 9PLN.
Estudantes: 7PLN.
Segunda-feira: entrada gratuita.

Transporte

A pé saindo da Praça do Mercado.