Catedral de Wawel

Catedral de Wawel

Reconstruída no século XIV depois de ter sido destruída em várias ocasiões, a Catedral de Wawel (Katedra Wawelska) é um lugar especial para os polacos porque é uma importante testemunha da história da nação.

A catedral, localizada na Colina de Wawel, conta com uma história de mais de 1.000 anos e, desde sua construção, se tornou o centro do poder eclesiástico e monárquico da Polônia, por isso constitui o lugar de coroação tradicional dos monarcas polacos.

No interior da catedral

A catedral está repleta de pontos interessantes e junto com o ingresso irão te entregar um mapa que mostra cada um deles para que você não perca nada. Esses seriam os pontos mais destacados:

  • Capela de Sigismundo: O interior escuro do templo está repleto de capelas laterais, entre as quais vale a pena destacar a de Sigismundo, um espaço renascentista belamente decorado com estuques e pinturas que é coroado por uma chamativa cúpula
  • Mausoléu de São Estanislau: No centro da nave da catedral se destaca o brilhante mausoléu de São Estanislau, padroeiro da Polônia.
  • Cripta: A catedral é o local de sepultura escolhido para os reis polacos e alguns heróis nacionais. É possível ver os sarcófagos reais que foram enterrados ao longo da história em sua cripta. 
  • Sino de Sigismundo: Uma das principais atrações da catedral é a Torre de Sigismundo, de onde, depois de subir uma escada de madeira, é possível ver o famoso Sino de Sigismundo (Zygmunt Bell), uma impressionante peça de mais de doze toneladas construída em 1520. Ainda é possível ouvi-lo soar durante algumas ocasiões especiais do ano.

Parte da história de Cracóvia

A Catedral de Cracóvia é um dos edifícios sagrados mais importantes da Polônia e um dos antigos monumentos que formam a história da cidade, por isso recomendamos reservar algum tempo para sua visita

Horário

De abril a outubro:
De segunda a sábado, das 9:00 às 17:00 horas.
Domingos, das 12:30 às 17:00 horas.
De novembro a março:
De segunda a sábado, das 9:00 às 16:00 horas.
Domingos, das 12:30 às 16:00 horas.

Preço

Adultos: 12PLN.
Estudantes e pensionistas: 7PLN.

Transporte

Bonde: linhas 6, 8, 10, 13, 18.