Igreja de Nowa Huta

A Igreja de Nossa Senhora Rainha da Polônia (Kościół Matki Bożej Królowej Polski), também conhecida como Arka Pana, é uma igreja com um aspecto surpreendente localizada nos arredores do antigo bairro socialista de Cracóvia, Nowa Huta

Um sonho impossível

O peculiar templo conta com uma complicada história. As autoridades comunistas negavam a construção de uma igreja no novo bairro, o que motivou diversas manifestações que terminaram em choques violentos. Os membros da paróquia colocaram uma cruz de madeira no lugar onde queriam colocar a construção em 1957, mas não tiveram a permissão necessária.

Em 1960, Karol Wojtyla (arcebispo de Cracóvia) decidiu dar uma missa no lugar onde estava a cruz de madeira e, depois disso, as autoridades autorizaram a construção. Com a ajuda de diferentes doações procedentes de todas as partes do mundo, o sonho finalmente se tornou realidade.

Um passeio pela igreja

A Igreja é tão peculiar vista do exterior, coberto com mais de dois milhões de pedras, quanto do interior, revestido de peças de madeira que lembram a parte inferior do casco de um barco. No meio da peculiar construção se destaca uma surpreendente escultura da crucificação

Um templo peculiar para um bairro diferente

A Igreja de Nossa Senhora Rainha da Polônia não é uma igreja mais e sim uma construção que se destaca sobre as demais devido ao seu aspecto moderno e abstrato. Você pode incluí-la em sua visita ao bairro de Nowa Huta.